sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Preservação de um Assassinato



O Zapruder film será, muito provavelmente, um dos registos mais célebres e fascinantes na captação fílmica de momentos fulcrais da História do Século XX.

Apresentando, íntima e pormenorizadamente, os momentos cruciais do assassinato do Presidente John F. Kennedy, a 22 de Novembro de 1963, o filme foi, durante décadas, alvo de longa e numerosa avaliação inúmeras vezes, fruto de um longo processo de investigação criminal e jurídica. Em consequência disso, os danos físicos no original do filme de Abraham Zapruder eram, em 1997, motivo de preocupação junto de historiadores e arquivadores.

Neste vídeo, ficam registados os esforços para, e a criatividade envolvida, a preservação digital (um dos primeiros do seu género) do Zapruder film, num trabalho que assegurou, para as gerações vindouras, o estudo e assombro contínuos perante um documento histórico único.



o Zapruder film:

1 comentário:

  1. Fantástico; admito que me sinto fascinado, como muitos americanos, por estes episódios da sua história. O Zapruder film é realmente um documento único.

    ResponderEliminar