sábado, 20 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DOS FORMATOS na Cinemateca Portuguesa

«No cinema, a palavra 'formato' significa e designa duas dimensões distintas: por um lado, a largura da película e, por outro, a relação entre as medidas da imagem impressa sobre esta última ("aspect ratio")», Jean-Pierre Verscheure.



No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, a Cinemateca Portuguesa organiza, de 19 a 23 de Fevereiro, um panorama histórico dos formatos do Cinema, incluindo formatos de película cinematográfica e proporções de imagem.

Nesse sentido, o historiador, coleccionador e restaurador Jean-Pierre Verscheure — grande especialista da história da tecnologia e das técnicas do Cinema, e o actual responsável pelo laboratório de restauro de som Cinévolution —, estará em Lisboa para traçar a evolução histórica do Cinema ao nível dos seus vários formatos de imagem, não apenas numa abordagem técnica mas relacionando esta com as suas implicações na gestão do espaço de um filme e, mais geralmente, na sua mise-en-scène. Abordar-se-ão assim parâmetros essenciais que, tendo a ver com a tecnologia e a economia do cinema, são estruturantes para a linguagem e a expressão estética.



  • Segunda-feira, dia 19, 18h, Sala M. Félix Ribeiro
História dos formatos mudos: o nascimento do cinema e do espectáculo cinematográfico. Abordagem teórica aos parâmetros qualitativos e estéticos do formato 1.33, com projecção de excertos exemplificativos de filmes dos irmãos Lumière, Thomas Edison, Ernest Normandin e Fred C. Newmeyer e Sam Taylor, seguidos da longa-metragem SAFETY LAST! (1923, Fred C. Newmeyer e Sam Taylor).

  • Terça-feira, dia 20, 18h, Sala M. Félix Ribeiro
A chegada do cinema sonoro e as consequências nos formatos da imagem e do som. Abordagem teórica aos parâmetros qualitativos e estéticos do formato Academy 1.37, com projecção de excertos exemplificativos de filmes de Fred Zinneman, British Pathé e Chuck Jones, seguidos da longa-metragem O RANCHO DAS PAIXÕES (1952, Fritz lang).

  • Quarta-feira, dia 21, 18h, Sala M. Félix Ribeiro
O Cinerama e o princípio da era do ecrã largo e da estereofonia. Estudos dos parâmetros qualitativos e das consequências sobre a estética e a gestão do espaço cénico nos filmes "Scope", com projecção de excertos exemplificativos de filmes de Stanley Donen e Gene Kelly, Otto Preminger, Abel Gance, Woody Allen, Elliot Sylverstein, Allan Dwan e Don McGuire, seguidos da longa-metragem RIO SEM REGRESSO (1954, Otto Preminger).

  • Quinta-feira, dia 22, 18h, Sala M. Félix Ribeiro
Depois da guerra dos formatos: a caminho de uma estandardização, o regresso dos 70mm e as soluções económicas. Projecções ilustrativas e comparativas de filmes de David Miller, Joachim Ronning e Espen Sandberg, Fred Zinnemann, William Wyller, Sergio Leone, Peter Glenville, Edgar G. Ulmer e Stanley Kubrick, seguidas da longa-metragem WEST SIDE STORY — AMOR SEM BARREIRAS (1961, Jerome Robbins e Robert Wise).

  • Sexta-feira, dia 23, 18h, Sala M. Félix Ribeiro
Os últimos formatos 35mm antes da chegada do cinema digital. Rodagens em vários formatos e produções híbridas. Projecções ilustrativas e comparativas de filmes de John Lasseter, Jean-Pierre Jeunet, Christopher Nolan, John Maybury, Sean Penn e Michael Bay, seguidas da longa-metragem THE PLEDGE — A PROMESSA (2001, Sean Penn).

[Fonte e Imagens: Dossier de imprensa da programação da Cinemateca Portuguesa para Fevereiro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário